sábado, 29 de setembro de 2012

LIMPANDO MEMÓRIAS

Este problema acontece com certa frequência (oxidação dos pentes de memória) e algumas pessoas precisam chamar um técnico de informática para resolver. O sintoma é o seguinte: o computador é ligado e faz ruídos característicos de cooler, fonte, etc. mas não acontece o boot (bip) ou inicialização.
Concordo que muitos não tem disposição nem vontade de abrir a lateral do computador por diversas razões, mas para aqueles que tem motivação para aprender aí vai a dica:


  1. desligue o computador da tomada;
  2. abra a tampa lateral esquerda (de quem olha a cpu de frente);
  3. Observe os pentes de memória conforme figura abaixo:
4.  Neste caso os pentes de memória estão posicionados ao lado do cooler (ventilador) do processador. Veja que a fixação destes pentes são feitos através de  travas laterais na cor branca e para retirar a memória voce deve pressionar as travas para baixo com cuidado e até que a mesma esteja solta;
5.  Nunca pegue as memórias no centro, use os indicadores de sua mão para retirar o pente pelas extremidades, desta forma:

6. Após a retirada, use uma borracha branca para limpar os contatos e recoloque a memória observando o lado certo do encaixe. Voce deverá pressionar a memória para baixo ao mesmo tempo em que puxa as travas para cima até ouvir um estalo suave.

Às vezes é necessário friccionar os pentes para ter certeza de que estão bem encaixados. Pronto, se o problema era memória suja, agora não é mais.  

Boa sorte



Nenhum comentário:

Postar um comentário